domingo, 23 de setembro de 2012

Palestra do dia 18/09

O dia não era favorável: chovia muito, um verdadeiro dilúvio!

Mas a professora Lavinia Schuler Faccini, da UFRGS, apresentou a paletra "A genética e o ambiente - desde a barriga da mãe até envelhecer" e um filme produzido pela equipe do Instituto Nacional de Genética Médica e Populacional - INaGeMP . Ou seja, neste dia chuvoso, quem conseguiu chegar ao auditório da Câmara Municipal de Santo Antônio, foi brindado com dois eventos!

No filme foram apresentados quatro casos distintos de genética de populações. Mas duas sem dúvida, são mais próximos de nós a chamada Sindrome de Machado-Joseph, que é um doença degenerativa que atinge muitos decendentes de açorianos, e a outra é a explicação sobre o que ocorre em Cândido Godói, no interior do RS, aonde existe um número elevado de gêmeos. Em ambos os casos, a importância da genética está presente.

Após o filme, a professora Lavínia nos apresentou uma palestra sobre a gravidez, em particular a influência do ambiente na gestação.

Um dado bastante importante - entre vários apresentados na palestra - que sem dúvida alguma merece muita atenção: a utilização de bebidas alcóolicas pela mãe durante a gestação, causam sérios problemas de desenvolvimento no feto, que acompanham toda vida da criança, com reflexos por exemplo, no desempenho escolar.


Professora Lavinia Schüler 
Foram tantos temas importantes, em tão pouco tempo, mas apresentado de forma bastante clara e precisa, de forma que agradecemos à Professora Lavínia, pelo esforço de ter se deslocado de Porto Alegre (que no dia amanheceu caótica devido a chuva intensa)  para Santo Antônio (que também estava caótica devido a chuva intensa), e nos ter apresentado uma bela palestra.

Quem sabe teremos outras oportunidades para outras palestras da Professora Lavínia, mas em um dia menos chuvoso.

Notas: (1) A notícia sobre Candido de Godói  pode ser lida por exemplo em http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2012/04/candido-godoi-no-rs-celebra-oitava-edicao-da-festa-dos-gemeos.html , sendo que o grupo de pesquisadores, teve a participação da Professora Lavínia Schüler.

(2) A Síndrome de Machado-Joseph, ou Doença dos Açores, é uma doença degenerativa. Uma notícia sobre o tema pode ser lido em http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/noticia/2012/04/hospital-de-clinicas-e-referencia-para-doenca-de-machado-joseph-3734868.html .

Nenhum comentário:

Postar um comentário