No dia 12 de setembro tivemos a primeira parte da oficina sobre física e astronomia para os alunos de IC Jr. Tratamos de alguns tópicos para mostrar o que a física estuda. Mas antes falamos sobre a importância de efetuarmos medidas corretas e o significados dos números nas medidas que efetuamos.
A primeira tarefa foi verificar uma história que com certezas muitos já ouviram: de que deitados somos mais altos do que quando estamos de pé. Será que é verdade? A única maneira de saber seria realizando um experimento. Então todos tiveram sua altura medida estando em pé, e depois estando deitado. Ah, além dos alunos de IC Jr, contamos com a colaboração de outras pessoas: o Fábio, Carlos e a Andréa.
E qual foi o resultado? Realmente se ficarmos deitados, ficamos mais altos! Algumas pessoas cerca de de 1cm e outras mais de 2 cm. Portanto é verdade que ficamos mais altos quando estamos deitados. Experimente fazer estas medidas em casa, é bem simples.
E por que ficamos mais altos? Um bom tema para pesquisa.
E antes das aulas outras pessoas serviram de "cobaias", obrigado ao Diego, Bianca e Bruna pela ajuda. Pena que não tenho fotos de vocês.
Depois desta rápida introdução, foi mostrado alguns objetos de estudo da física: ótica, dinâmica, acústica e ondas.
Após um tempo para todos olharem e mexerem nos experimentos, fomos estudar um pouco de Astronomia, e começamos pelo Sistema Solar. Eu até tentei desenhar um círculo e um elipse para tentar ilustrar os tipos de órbitas que existem, mas eu realmente sou um PÉSSIMO desenhista, e acho que não ficou bom.
Das órbitas, passamos a discutir porque temos diferentes estações do ano. E por que? Também fica como um bom tema para estudos. Aos alunos expliquei, espero que tenham entendido. Então quem tiver curiosidade, pergunte a eles. Ah, não tem nada a ver com variação da distância da Terra ao Sol.
A parte prática, foi de tentarmos montar as distâncias dos planetas em uma escala que pudéssemos entender melhor as distâncias entre os planetas. E nesta parte, os alunos montaram uma tabela com as distâncias dos planetas ao Sol, considerando a Terra a um metro de distância do Sol. Ou seja, fizemos uma espécie de maquete do Sistema Solar, somente considerando as distâncias. E ai, os alunos colocaram a mão na massa, ou melhor nos números e fizeram as contas.
E como ficou? Podemos notar na nossa construção em escala que os quatro planetas mais internos estão relativamente bem próximos, mas depois um grande vazio, e os planetas além de Marte parecem ficar bem distantes um dos outros.
Acho que os alunos não imaginavam que em uma escala real o sistema solar ficaria assim. Até discutimos sobre os modelos que usualmente nos apresentam, de que os mesmos estão sempre fora de escala.
Ah obrigado ao Nicolas, Kelvin e Gabriel pela ajuda.
E as fotos? Posto depois. Inclusive alguns vídeos.
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