quinta-feira, 10 de março de 2016

Reunião com as escolas do município e o cronograma de 2016.

Para que a Mostra seja cada vez melhor, precisamos inicialmente que as Escolas participem. Desde 2009, o número de trabalhos tem aumentado: de cerca de 40 trabalhos em 2009 até quase 70 em 2015 (e não tivemos mais trabalhos devido a falta de espaço! ), mas o número de escolas com trabalhos na Mostra não cresceu na mesma proporção. É claro que entendemos que para algumas escolas, participar da Mostra é uma grande dificuldade. O que fazer? Continuar trabalhando para tentarmos vencer estas dificuldades (em Santo Antônio existem muitas escolas localizadas em bairros distantes da sede, na área rural do município).

E dentro desta estratégia de incentivar a participação de um número maior de escolas, realizamos no começo do ano uma apresentação das propostas da Mostra para as diretoras e diretores das escolas municipais e estaduais existentes em Santo Antônio da Patrulha.

No dia 03 de março, no período da manhã o encontro foi com as diretoras deas Escolas de Educação Infantil, e no período da tarde com as  Escolas de Ensino Fundamental, todas municipais. E no dia 07 de março nos reunimos com a direção das Escolas Estaduais.

Nestas reuniões, foram apresentados o cronograma de atividades preparatórias para a a VIII Mostra de Ciências e do Conhecimento.

Em 2016 serão ofertadas  quatro  oficinas de formação: (1) "Coleta de Dados Sociambientais/Introdução a Projetos Investigativos" nos dias 09,23 de março, 13 de abril e 11 de maio,que serão ministradas pelo Professor Charles Gudotti; (2) "Ciência e Tecnologia de Fotografia e Vídeo" nos dias 18 de março, 01,08, ,19 de abril, que serão ministradas pelos Professores Fernando Kokubun e Luciano Silva; (3) "Os números em nossa vida" nos dias 20 de maio, 03,10 e 17 de junho, que serão ministradas pelas Professoras Raquel Milani e Karin Jelinek; (4) "Noção de Escala - da nossa cidade ao Unverso", nos dias 22,29 de junho e 06, 13 de julho, que serão ministradas pelos Professores Fernando Kokubun e Andre Rocha. Todos docentes que atuam no campus da FURG em Santo Antônio da Patrulha.  Todas oficinas de 40 horas, sendo 20 presenciais e 20 de atividades nas escolas.

Além das oficinas, teremos no dia 03 de maio, uma atividade do Neuroeduca, coordenada pela Professor Daniela Marti Barros, da FURG de Rio Grande e nos dias 10 e 17 de agosto, as oficinas de "Construção de Foguetes", que serão ministradas por docentes do Colégio Militar de Porto Alegre e pelo Professor Fernando Kokubun.

A semana da Mostra será aberta no dia 16 de outubro com a realização de uma competição de lançamento de foguetes (movidos a água) e a VIII Mostra será realizada no dia 20 de outubro.

E em dezembro, com data a ser definida, teremos a apresentação dos relatos dos bolsistas de 2016.

Será um ano com muitas atividades! E esperamos contar com vocês!


Nenhum comentário:

Postar um comentário